Segredos do endomarketing para sua empresa
O endomarketing é baseado em estratégias de marketing utilizadas por empresas que buscam aproximar seus colaboradores. Seja através de campanhas institucionais, ações internas, treinamentos interativos, confraternizações e até mesmo entrega de canecas e outros acessórios funcionais para o dia a dia.
Ao melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores, o ambiente de trabalho tende a ser mais fluido, leve e produtivo, além de reduzir a rotatividade entre os funcionários – o famoso entra e sai de gente -, os colaboradores se tornam mais comprometidos com a empresa e sua rotina de trabalho e o clima organizacional se torna mais agravável.
Como realizar o endomarketing
O departamento de marketing, juntamente com o RH, trabalha em cima das informações baseadas nas percepções dos colaboradores sobre a empresa, o ambiente de trabalho, as relações interpessoais e das rotinas diárias de trabalho, para atender as diferentes necessidades e oferecer ações criativas que encantam os colaboradores.
Tornar a comunicação interna mais abrangente ajuda diretores e gerentes a compreenderem o que é preciso fazer ou mudar. A realização de pesquisas de satisfação com os colaboradores têm a função de entender o que os agrada ou desagrada na instituição.
A realização de ações pontuais como confraternizações, workshops e eventos entre os colaboradores tem o objetivo de melhorar o relacionamento entre equipes e diferentes departamentos, entretanto, para conquistar um funcionário de maneira individual, ações de endomarketing como oferecer premiações, benefícios, elogios, oferecer plano de carreira e de capacitação, além de dialogar e compreender a individualidade de cada um, faz com que o funcionário de sinta mais vontade e engajado com a empresa.