Como o conceito de marketing pode ajudar
Em sua forma mais pura de significado, o conceito de marketing é estratégia empresarial que agrega valor a uma marca, através da satisfação das necessidades de um público-alvo, criando campanhas e explorando o que possa interessar ao mercado.
O conceito de marketing é pré-definido em quatro etapas: produto, preço, praça e promoção. O primeiro, produto, é, basicamente, tudo o que é ofertado pela empresa, como serviço, experiência, qualidade, assistência, entre outros quesitos. Mas para oferecer um produto, é preciso conhecer o público-alvo, o diferencial do produto ofertado e qual necessidade ele será capaz de sanar.
Já o preço envolve o valor de produção, venda e o valor agregado ao produto, mostrando como o produto está posicionado perante o cliente.
A praça é a forma que o produto chega ao público, seja por meio de website, loja online, loja física, vendas por meio de redes sociais, mas isso só é definido quando o público também for definido, pois através dessa decisão é possível saber qual é o comportamento e método de compra do consumidor e como é possível alcançá-lo.
A promoção é a forma com que o produto será divulgado, isso inclui os canais de divulgação e a linguagem utilizada. A promoção, nada mais é que a forma como a marca vai se tornar conhecida e como o público irá se identificar com ela.
Conceito de marketing e PMEs
Pequenas e médias empresas muitas vezes encontram dificuldade na hora de compreender o quão importante são as estratégias e conceitos de marketing e como elas podem auxiliar na hora de um negócio crescer. Mas basta mudanças práticas, como o conceito de marketing com base nos 4p para que empreendimentos tornem-se visíveis para o público e comecem a crescer oferecendo produtos que atendam a necessidades reais, gerando engajamento e fidelidade dos clientes.