O funil de vendas e a jornada de compras do seu cliente

O funil de vendas e a jornada de compras do seu cliente

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O funil de vendas e a jornada de compras do seu cliente

 

O funil de vendas é um método utilizado para exemplificar os processos e etapas que empresas e consumidores, juntos, passam durante o percurso de compra. Ele tem o objetivo de auxiliar empreendedores no processo de compreensão da necessidade do cliente e quais são seus métodos de consumo perante o produto, para que assim a compra seja concluída.

A separação por etapas ajuda empresas a lidarem com cada cliente, isso porque a cada parte do processo de compra, o cliente se comporta de maneira diferente e também exige um comportamento diferenciado da empresa.

 

Saiba como funciona o funil de vendas do Inbound Marketing

Na preparação do funil de vendas no inbound marketing – ferramenta que o marketing digital utiliza para atração de clientes – o objetivo final não é apenas a venda, mas sim a fidelização desse cliente, permitindo que ele compre outras vezes e recomende para muitas pessoas. Veja quais são as etapas e como elas funcionam:

Conhecimento: a etapa de conhecimento é baseada na produção de conteúdos relevantes que atraem o interesse do público, como e-books, blogs, vídeos educativos, redes sociais, entre outras ferramentas.

Consideração: a consideração, basicamente, é quando o consumidor começa a considerar importante para ele as soluções apresentadas pela empresa, a partir desse momento, ele considera relevante a compra.

Compra: em suma, é quando o consumidor realiza o ato da compra, influenciado pelos conteúdos informativos.

Serviço/produto: de modo geral, a etapa de serviço/produto é baseada na percepção que o consumidor tem em relação a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa.

Lealdade e indicação: é a etapa final do funil de vendas baseado no inbound marketing. É quando o cliente satisfeito com o conhecimento adquirido e com o produto ou serviço prestado pela empresa, se fideliza a ela e a indica para outras pessoas.

 

Conheça os pilares do funil de vendas do Outbound Marketing

Criado através do marketing analógico, o funil de vendas tem como objetivo final a venda de um produto ou serviço e, diferente do inbound marketing, não busca a fidelização de clientes e sim um volume maior deles. Conheça mais sobre as etapas:

Prospecção: é o contato com clientes já interessados em determinado produto ou serviço de uma empresa.

Oportunidade: após prospectar um cliente já interessado, é hora de prepará0lo para a compra, tirar dúvidas e garantir que ele volte. Essa é a base da etapa de oportunidades.

Proposta: é quando o cliente avalia a proposta enviada pela empresa e a compara com as propostas enviadas pelo concorrente. O que nos leva a etapa seguinte, negócios prováveis.

Negócios prováveis: na etapa de negócios prováveis, o cliente já analisou a proposta e, possivelmente, analisou de forma breve o produto ou serviço que tem interesse, criando uma experiência com a marca.

Negócios fechados: após toda a análise e experiência, chega o momento mais aguardado, a hora da compra ou aquisição, completando, assim, as etapas do funil de vendas do outbound.

 

Confira os benefícios de adotar de funil de vendas

Depois de conhecer as variações de funis de vendas e as oportunidades prováveis de cada um, chegou o momento de conhecer os benefícios produzidos por esse método. Conheça:

Previsibilidade de resultados: com um maior acompanhamento de cada etapa, é possível compreender quantas pessoas avançam até a etapa final, comprando um determinado produto ou serviço e indicando para outras pessoas.

Maior assertividade: sabendo quais etapas devem ser trabalhadas e quais precisam de mais empenho, a chance de maiores acertos durante as vendas é bem maior, isso porque, é feita uma análise do cliente e do método utilizado.

Diálogo com clientes e respostas ágeis: a compreensão dos hábitos de consumo do cliente e como se comportar diante deles, permite que a empresa dialogue com o público com mais facilidade e obtenha respostas rápidas a cada campanha produzida.

 

Veja a importância de se trabalhar com o funil de vendas

O momento de entender e definir o funil de vendas ideal para cada negócio é essencial para o bom desempenho da empresa diante da busca por novos clientes, pois ao utilizar esse método, é possível traçar estratégias e alcançar novos objetivos.

O processo de criação do funil e determinação das etapas aprimora o entendimento sobre a jornada de compra e permite uma otimização de esforços em busca de clientes.

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