Planejamento estratégico é a base para o desenvolvimento da sua marca

Planejamento estratégico é a base para o desenvolvimento da sua marca

Planejamento estratégico é a base para o desenvolvimento da sua marca 1280 1280 Agência Levicius

Planejamento estratégico é a base para o desenvolvimento da sua marca

O planejamento estratégico de marketing tem a função de auxiliar a criação de uma marca desde a definição de público-alvo, produto e/ou serviço, local de venda e valores ofertados, pensando nas informações sobre a área de atuação de empresa, concorrência, possíveis contratempos e prazos para alcançar determinados objetivos, inclusive toda a estratégia das redes sociais.

Conheça alguns passos para realizar o planejamento estratégico de marketing

O planejamento analisa as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que podem surgir para a marca, a famosa análise SWOT, sendo possível prevenir algumas situações, além de permitir um preparo maior para outras situações.

A estratégia pode ser definida em duas formas, voltada para um marketing digital ou marketing impresso, entretanto, é possível ainda utilizar os dois métodos de marketing, tornando a comunicação de venda integrada, o que permite que o público tenha acesso a marca através de diferentes plataformas.

Outro ponto relevante para o planejamento estratégico de marketing é a definição e compreensão dos 4p’s – promoção, produto, preço e praça –, ou seja:

  • Promoção: como o produto pode ser ofertado ao público;
  • Produto: o que será comercializado para o público-alvo;
  • Preço: valores que do produto a ser ofertado ao público;
  • Praça: a forma como esse produto é ofertado, ou seja, meios digitais, físicos ou impressos.

A definição de ações, cronogramas e objetivos também fazem parte do planejamento estratégico de marketing, entre os passos: como entrar e manter contato com clientes, como definir clientes, personas e etc.

Após a estabilização das ações para atender aos objetivos, é importante saber se elas estão sendo efetivas ou se é preciso mudar algo, para isso, é imprescindível analisar as métricas e todos os dados possíveis. Caso algo não esteja de acordo, ainda é tempo de alterar ou repensar ações. O planejamento estratégico de marketing precisa ser adaptável às necessidades da marca.

Suas redes sociais fazem parte do planejamento estratégico

Além das ações de planejamento para construir uma marca, é preciso pensar no planejamento estratégico para mantê-la ativa, ou seja, fazer com que ela esteja presente no dia a dia dos clientes e que se comunique com eles.

O uso das redes sociais é uma ótima alternativa para manter uma marca ativa, mas para isso, é necessário planejar essa comunicação, seja semanal, mensal ou anualmente. É de extrema importância pensar como será a forma de comunicação com o público-alvo, se preparar para efemérides, permitindo que a parte criativa seja feita com antecedência, evitando contratempos.

Agência LeVicius

Rua Antônio de Barros, 2391
6º andar – Sala 64
Tatuapé | São Paulo | SP | Brasil
CEP: 03401-001
Fone: +55 11 97956-8661
Email: contato@levicius.com.br

Receba as novidades!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Siga a gente nas redes sociais!

© 2001-2020 Agência Levicius – Todos os direitos reservados.

× Como posso te ajudar?