Planejamento estratégico é a base para o desenvolvimento da sua marca
O planejamento estratégico de marketing tem a função de auxiliar a criação de uma marca desde a definição de público-alvo, produto e/ou serviço, local de venda e valores ofertados, pensando nas informações sobre a área de atuação de empresa, concorrência, possíveis contratempos e prazos para alcançar determinados objetivos, inclusive toda a estratégia das redes sociais.
Conheça alguns passos para realizar o planejamento estratégico de marketing
O planejamento analisa as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que podem surgir para a marca, a famosa análise SWOT, sendo possível prevenir algumas situações, além de permitir um preparo maior para outras situações.
A estratégia pode ser definida em duas formas, voltada para um marketing digital ou marketing impresso, entretanto, é possível ainda utilizar os dois métodos de marketing, tornando a comunicação de venda integrada, o que permite que o público tenha acesso a marca através de diferentes plataformas.
Outro ponto relevante para o planejamento estratégico de marketing é a definição e compreensão dos 4p’s – promoção, produto, preço e praça –, ou seja:
- Promoção: como o produto pode ser ofertado ao público;
- Produto: o que será comercializado para o público-alvo;
- Preço: valores que do produto a ser ofertado ao público;
- Praça: a forma como esse produto é ofertado, ou seja, meios digitais, físicos ou impressos.
A definição de ações, cronogramas e objetivos também fazem parte do planejamento estratégico de marketing, entre os passos: como entrar e manter contato com clientes, como definir clientes, personas e etc.
Após a estabilização das ações para atender aos objetivos, é importante saber se elas estão sendo efetivas ou se é preciso mudar algo, para isso, é imprescindível analisar as métricas e todos os dados possíveis. Caso algo não esteja de acordo, ainda é tempo de alterar ou repensar ações. O planejamento estratégico de marketing precisa ser adaptável às necessidades da marca.
Suas redes sociais fazem parte do planejamento estratégico
Além das ações de planejamento para construir uma marca, é preciso pensar no planejamento estratégico para mantê-la ativa, ou seja, fazer com que ela esteja presente no dia a dia dos clientes e que se comunique com eles.
O uso das redes sociais é uma ótima alternativa para manter uma marca ativa, mas para isso, é necessário planejar essa comunicação, seja semanal, mensal ou anualmente. É de extrema importância pensar como será a forma de comunicação com o público-alvo, se preparar para efemérides, permitindo que a parte criativa seja feita com antecedência, evitando contratempos.